quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A Alimentação da Nandi


Vamos falar um pouco do tipo de alimentação que dou às minhas cadelas... Depois de algum tempo de estudo e discussão entre entendidos, chegasse à conclusão de que a ração seca é de longe a mais completa e melhor alimentação que podemos dar aos nossos cães. Ok, mas que marca? Sendo que no mercado há inumeras e a concorrência é terrível... Vejamos então um ponto de partida para escolher a melhor marca ou a que nos parece ser a melhor:

- Primeiro de tudo, evitar todos os termos genéricos (sub-produtos; óleos de ...., carnes e sub-produtos de ...).
- Devido aos ingredientes serem listados por ordem de importância quantitativa na composição, em primeiro lugar deve vir carne (é preferível ser farinha de carne ou carne desidratada em vez de carne fresca, uma vez que a carne fresca tem mais de 2/3 de água, o que faz com que após o processamento a quantidade real passe para 1/3 do que seria originalmente). Esta carne deve ser especificada na fórmula (Frango, Peru, Borrego, etc.).
- O mínimo de cereais diferentes, ou se possível só um, sendo que o arroz (pela sua digestibilidade quantitativa e qualitativa) é a melhor opção, aveia também é bem tolerada, o milho não é mau de todo mas é comum as rações com demasiado milho provocarem gazes.
- Ácidos gordos; fonte animal de preferência (Gordura de frango, óleo de Peixe), ou em alternativa seguinte; fonte vegetal (Óleo de Girassol, de Canola, ou de Milho)
- Uma fonte de FOS (Polpa de Beterraba; por ex.) e uma de MOS (idealmente levedura de cerveja)
- Evitar por serem fontes baratas de Proteína (e de má digestibilidade), ou por serem habituais provocadoras de intolerâncias: soja, gluten de milho e trigo.
- Evitar conservantes químicos - etoxiquina, BHT, BHA.

Por isto, é que entre "tropecentas mil" marcas de ração, escolhi a Calibra, gama Lamb and Rice que até hoje tem feito o seu trabalho na perfeição tanto à Nandi como à minha preta Nadine!

Sem comentários:

Enviar um comentário